Neste domingo (8), utilizando a hashtag #diadasmulheres, no Twitter, as mulheres estão debatendo sobre o significado da data e expondo que desejam, não apenas no 8 de março, mas todos os outros.
>> Confira a programação do Dia da Mulher no Recife
>> As mensagens que elas querem e as que não aguentam mais receber no Dia da Mulher
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. É importante relembrar o significado da data, que nasceu da luta política das mulheres por mais direitos. Ela é associada a um evento trágico nos Estados Unidos, em meio ao processo de industrialização que precarizou as condições de trabalho para os operários.
>> Dia da Mulher: Conheça cinco histórias de empreendedoras que uniram negócio e empoderamento
Em 1908, um incêndio em uma fábrica têxtil da Cotton, em Nova Iorque, matou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens. Ao longo do tempo, o dia que simboliza resistência foi reduzido a brindes, como detalha a ativista do movimento Marcha da Mulher em Pernambuco, Elisa Maria Lucena: “Foi muito captado por uma perspectiva comercial que esvazia o verdadeiro conteúdo da data. Tem essa ideia de homenagear sempre essa pretensa delicadeza das mulheres”, disse.