Apesar do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer à imprensa que não está preocupado com o coronavírus, mesmo após contato com o secretário de Comunicação do Brasil, Fabio Wajngarten e com o presidente Jair Bolsonaro, fontes próximas ao americano revelam o contrário. Na verdade, Trump estaria muito preocupado com a possibilidade de ter contraído a Covid-19. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (13) pela rede CNN.
No último sábado (7), o presidente americano jantou com Bolsonaro e Wajngarten em seu resort particular, Mar-a-Lago, no estado da Flórida. O chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) testou positivo na contraprova para o novo coronavírus, nessa quinta-feira (12). Já o teste do presidente da República, Jair Bolsonaro, sairá ainda nesta sexta-feira (13). O receio dos médicos é que o ele possa ser assintomático, ou seja estar infectado, mas sem apresentar os sintomas.
Segundo a fonte ouvida pela CNN, Trump está "muito preocupado" por conta do diagnóstico de Wajngarten e tem compartilhado o medo com pessoas mais próximas a ele na Casa Branca. A jornalistas, o presidente americano transpareceu tranquilidade.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.