Em entrevista coletiva neste sábado (14), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou ter feito o teste para coronavírus. Trump disse ainda que aguarda pelo resultado do exame, que foi realizado na noite de sexta-feira (13), e deve sair em um ou dois dias.
Leia mais: Coronavírus: nutricionista explica como melhorar a imunidade
Na última semana, o presidente americano se encontrou com Bolsonaro e sua comitiva presidencial, onde estava o secretário de Comunicação Fábio Wajngarten, que testou positivo para a Covid-19. Na quinta-feira (12), Trump revelou não estar preocupado em estar contaminado, mas na sexta ponderou fazer o teste após ter tido contato com várias pessoas que foram infectadas pelo vírus.
Neste sábado, passou a vigorar nos Estados Unidos a suspensão de voos vindos da Europa. A decisão afeta cidadãos estrangeiros que estiveram em qualquer país europeu 14 dias antes de embarcar para o território americano.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.