Em uma tentativa de conter o coronavírus, a União Europeia (UE) anunciou o fechamento das fronteiras para estrangeiros por 30 dias. Além dos 27 países do bloco econômico, mais quatro adotaram a medida: Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein.
O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (16).
A passagem é liberada para cidadãos europeus, residentes e familiares, profissionais de saúde a transporte, diplomatas, cientistas e pessoas trabalhando na contenção da crise.
» Ficha do Covid19 ainda não caiu para boa parte dos brasileiros
» "Pandemias como a do coronavírus nos lembram da fragilidade da vida", diz psiquiatra
A decisão foi listada em conferência com membros do G7 como uma das providências tomadas para frear a disseminação da doença Covid-19. “Isso é importante para que o sistema de saúde consiga lidar com a quantidade de pacientes em mais graves”, disse.
A expectativa é de que a ordem também desafogue as fronteiras dos países que ainda não haviam declarado o fechamento. Até então, sete nações já haviam implementado a medida, o que provocou grandes filas na entrada dos demais.
De acordo com o Governo da Espanha, a Europa registrou, até a segunda-feira (16), 51,7 mil dos 153,6 casos de coronavírus do mundo.
Alemanha impõe controle nas fronteiras: