Mais de meio milhão de casos de coronavírus foram notificados oficialmente em todo o mundo desde o início da pandemia, de acordo com uma contagem da AFP de fontes oficiais às 15h20 desta quinta-feira.
>> Acompanhe as últimas notícias sobre o coronavírus
>> Coronavírus: uso da cloroquina é autorizado só para pacientes graves
>> G20 vai injetar 5 trilhões de dólares na economia mundial por causa da pandemia de coronavírus
Pelo menos 501.556 casos de infecção, com 22.920 mortes, foram detectados em 182 países e territórios, particularmente no foco inicial da pandemia, China (81.285 casos, dos quais 3.287 morreram), Itália (80.359 casos e o mais alto). número de mortes, 8.165) e nos Estados Unidos (75.233 casos, incluindo 1.070 mortes).
O número de casos diagnosticados reflete, entretanto, apenas uma fração do número real de infecções, já que um grande número de países faz o teste apenas nos casos que requerem atendimento hospitalar.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.