Os Estados Unidos autorizaram nesta quarta-feira (08) que farmácias realizem testes para o coronavírus, incluindo testes de anticorpos recém-desenvolvidos que detectam se uma pessoa que se recuperou da COVID-19. O secretário de Saúde, Alex Azar, anunciou que todos os testes aprovados pelos órgãos reguladores poderão ser realizados pelas farmácias, já que o país busca aumentar seus esforços.
"O governo Trump tem o prazer de dar aos farmacêuticos a chance de desempenhar um papel maior na resposta ao COVID-19, ao lado de todos os heróicos profissionais de saúde da América", afirmou.
>> Por conta do coronavírus, pode faltar camisinhas no mundo
>> Mais 77 municípios de Pernambuco estão em estado de calamidade pública
>> Brasil tem 133 mortes em 24 horas; total de óbitos chega a 800
Um teste nasal pode detectar se uma pessoa atualmente tem o coronavírus. Após a recuperação, um outro teste verifica se o corpo desenvolveu anticorpos que combatem o vírus, mesmo que a pessoa nunca tenha apresentado sintomas.
Existem diferentes tipos de testes de anticorpos e ainda não se sabe se uma pessoa que possui anticorpos estará protegida contra infecções futuras.
Em Washington, nesta quarta-feira, um centro médico privado anunciou que estava oferecendo um teste sorológico de 15 minutos, a um custo de US$ 290.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.