O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta sexta-feira (17) que prepara uma reabertura gradual das atividades econômicas, paralisadas há 45 dias pelo coronavírus que até agora matou 116 pessoas e infectou 9.252 no país.
"Estamos nos preparando para uma abertura ou reabertura gradual", disse o presidente, explicando que será feito "com precauções e medidas sanitárias rigorosas".
"Vamos ter que aprender a nos acostumar com o fato de que a vida normal que tínhamos antes do coronavírus não voltará por muito tempo e precisamos nos acostumar com uma nova normalidade", acrescentou Piñera.
Desde o surgimento do primeiro caso de coronavírus no país, em 3 de março, o Chile implementou uma estratégia seletiva de quarentena nos setores com mais casos.
Desde então, decretou um toque de recolher noturno, suspendeu as aulas em todos os níveis e ordenou o fechamento de shopping centers, restaurantes, cinemas e bares, além de suspender todos os grandes eventos.
A partir desta sexta-feira, passou a valer a obrigatoriedade de usar máscara em todos os locais com mais de 10 pessoas e em elevadores, mesmo quando utilizados sozinhos. A máscara também é obrigatória em todos os transportes públicos.
"Como presidente, não posso ignorar que estamos enfrentando uma profunda recessão mundial e também precisamos nos preocupar em não deixar nada por fazer que nos permita proteger os empregos e a renda das famílias", acrescentou Piñera.
Os protestos sociais contra seu governo, que começaram em 18 de outubro, impactaram a economia chilena, que encerrou 2019 com um crescimento de 1,1%, o menor em uma década.
Para este ano, como resultado dos efeitos do coronavírus, é esperada uma queda no PIB de até 2,5%.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.