AFP
O presidente Donald Trump disse neste domingo (3) que os Estados Unidos terão uma vacina contra o coronavírus até o final deste ano. "Estamos muito confiantes de que vamos ter uma vacina no final do ano, até o final do ano", disse Trump em um programa da Fox News transmitido do Lincoln Memorial em Washington, DC. Ele também disse que pedirá a reabertura de escolas e universidades em setembro.
> Líderes europeus promovem campanha de financiamento de vacina contra coronavírus
> EUA dizem ter provas de que laboratório chinês é origem do coronavírus
> Filho de Boris Johnson recebeu nome dos médicos que o trataram durante internação
A previsão da vacina é discutida enquanto os Estados Unidos e outros países correm para serem os primeiros a descobrir uma maneira de prevenir a COVID-19. Trump admitiu que ficará feliz mesmo que outro país passe à frente dos pesquisadores dos EUA na descoberta da vacina. "Se for outro país, vou tirar meu chapéu. Eu não me importo, só quero receber uma vacina que funcione", ressaltou.
Questionado sobre os riscos durante os testes em seres humanos em um processo de pesquisa que está sendo muito mais rápido do que o comum, Trump disse "eles são voluntários. Eles sabem no que estão se metendo". Trump pareceu reconhecer que se antecipou a seus conselheiros na previsão da vacina. "Os médicos dirão 'você não deveria dizer isso', mas vou dizer o que penso", afirmou.
Além dos EUA, pesquisadores de todo mundo realizam pesquisas para desenvolver vacina para o novo coronavírus. Mais de 100 projetos já foram iniciados.