Portugal iniciou nesta segunda-feira (4) uma flexibilização das medidas de confinamento do novo coronavírus com a reabertura de pequenos estabelecimentos comerciais, salões de beleza e concessionárias de automóveis, sem receber grande quantidade de clientes, pois os portugueses deverão respeitar regras estritas de distanciamento físico.
A partir desta segunda-feira o uso de máscaras ou viseiras de proteção é obrigatório nas lojas, prédios públicos e nos transportes, de acordo com o plano de desconfinamento do governo, que será aplicado de forma gradual durante todo o mês de maio. A infração da norma nos transportes públicos será punida com multa de até 350 euros.
Os estabelecimentos comerciais só podem abrir às portas às 10H00 e deverão cumprir as regras de distanciamento, enquanto cabeleireiros e salões de beleza só podem atender com agendamento prévio.
"O primeiro dia já tem agenda completa", afirmou à AFP Miguel Garcia, proprietário de um salão no centro de Lisboa.
"Estamos aqui pelos clientes que desejam vir, mas não esperamos muitas pessoas", disse Mário Assunção, gerente da concessionária Auto-Industrial, que representa a marca Opel.
Dos 50 funcionários das três unidades do grupo em Lisboa, apenas 15 retornaram ao trabalho nesta segunda-feira."Os demais estão em desemprego técnico", explica o gerente, que coordenou os preparativos para receber os clientes com segurança.
Portugal suspendeu no domingo o estado de emergência que estava em vigor desde 19 de março e que permitiu ao governo restringir a liberdade de circulação para frear a propagação da pandemia do coronavírus.
A medida foi substituída pelo estado de calamidade pública, que estimula os portugueses a respeitar o "dever cívico de permanecer em casa".
O teletrabalho continua sendo a norma, desde que possível, enquanto as concentrações de mais de 10 pessoas estão proibidas.
Na segunda quinzena de maio, o plano de desconfinamento contempla a retomada de algumas aulas para estudantes do ensino médio.
As aulas on-line serão mantidas até o fim do ano letivo para os alunos do ensino básico e fundamental.
Os museus e galerias de arte, bares e restaurantes, todos submetidos a novas normas de segurança sanitária, estão autorizados a retomar as atividades em 18 de maio.
Os jogadores dos principais clubes de futebol retomam nesta segunda-feira os treinos individuais e o campeonato nacional deve ser retomado no último fim de semana de maio, enquanto os teatros, cinemas e grandes lojas de departamento terão que esperar até 1 de junho para reabrir as portas.
Portugal foi menos afetado pela pandemia que outros países europeus e que a vizinha Espanha.
Os primeiros casos de COVID-19 foram detectados mais de um mês depois que na Espanha.
Isto permitiu uma reação rápida, com o fechamento das escolas, da fronteira com a Espanha e a declaração do estado de emergência para confinar a população.
Portugal registra oficialmente 1.063 mortes e 25.524 casos, de acordo com o balanço mais recente do governo.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.