Em meio à pandemia, Índia se prepara para chegada de mais um ciclone devastador

De acordo com o Departamento Meteorológico da Índia, o ciclone Nisarga pode chegar na cidade de Mumbai, na costa oeste do país, há qualquer momento; mais de 100 mil pessoas já foram evacuadas
Vanessa Moura
Publicado em 03/06/2020 às 8:53
Imagens via satélite do ciclone Nisarga se movendo em direção à Mumbai Foto: Departamento de Meteorologia da Índia


Não bastasse os mais de 207 mil casos confirmados do novo coronavírus na Índia, o país do sul asiático se prepara agora para receber o ciclone 'Nisarga'. De acordo com meteorologistas, a cidade de Mumbai, maior do país, será afetada por uma forte tempestade tropical nas próximas horas. 

>>Índia sofre com coronavírus, ciclone devastador, praga de gafanhotos e calor

>>Tempestade tropical deixa mortos em El Salvador

>>Tempestade Amanda deixa destruição e mortes em El Salvador, Guatemala e Honduras

Mumbai, que tem 20 milhões de habitantes, é a capital financeira da Índia e também a cidade com maior índice populacional do país. Com cerca de 40 mil casos confirmados da Covid-19 e quase 1.400 óbitos, a cidade é a que mais têm sofrido com a pandemia em todo o país. Caso o ciclone Nisarga realmente chegue à Mumbai, esta será a primeira vez em mais de 70 anos que uma tempestade severa atinge a localidade. 

Veja a movimentação do ciclone:

De acordo com autoridades locais, diversas pessoas que vivem em casas frágeis próximas à costa estavam sendo retiradas para locais seguros. Pelo menos 100 mil pessoas foram evacuadas nos últimos dias. Um prédio numa espécie de hospital de campanha, erguido para tratar de pessoas infectadas pela covid-19, teve seus 150 pacientes evacuados na última terça-feira (02). 

No último boletim divulgado pelo Departamento Meteorológico da Índia, nesta quarta-feira (03), o ciclone já estava há 75 quilômetros de distância de Mumbai, movendo-se em uma velocidade de 100 quilômetros por hora, por isso, de acordo com meteorologistas, a cidade deve ser afetada por esta forte tempestade em pouco tempo. 

 

O governo indiano solicitou que a população protegesse suas casas e preparassem kits de emergência. Além disso, a orientação foi que documentos importantes e objetos de valor fossem guardados em recipientes à prova d'água.

O ciclone Nisarga chega ao país apenas duas semanas após a destruição causada pelo ciclone Amphan, que atingiu o leste da Índia e matou mais de 85 pessoas, além de ter deixado centenas de vilas costeiras inundadas, colheitas perdidas e milhares de casas destruídas e sem energia elétrica. 

TAGS
mundo internacional pandemia chuva
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory