Após arrecadar 33 milhões de libras - que corresponde a mais de R$ 232 milhões - para o combate ao coronavírus, o coronel Thomas Moore, veterano militar de cem anos de idade, tornou-se um verdadeiro herói nacional no Reino Unido. Por conta de seu grande feito e relevância, o homem será nomeado Cavaleiro pela rainha Elizabeth II.
"O coronel Tom, que completou 100 anos no mês passado, será reconhecido por suas extraordinárias realizações de captação de recursos depois de conquistar o coração das pessoas em todo o país", anunciou o Downing Street, escritório oficial do primeiro ministro britânico, Boris Johnson.
Boris inclusive foi quem recomendo à rainha que fizesse a nomeação. "A fantástica arrecadação de fundos do coronel Tom quebrou os recordes, inspirou todo o país e nos trouxe um raio de luz em meio ao nevoeiro do coronavírus", disse Johnson, que também prestou agradecimentos ao coronel Tom.
Após toda a repercussão do ato de Tom, o veterano recebeu algumas honras. Em seu aniversário de cem anos, Tom pôde voar em dois aviões da Royal Air Force e foi presenteado com 140 mil cartões de aniversário, vindos de todo o mundo.
Além disso, o nome de Moore foi dado a um trem de alta velocidade. O centenário também foi nomeado membro honorário da equipe de críquete inglesa e o serviço postal britânico criou um selo especial em sua homenagem.
O 'capitão Tom', como é conhecido, iniciou sua jornada de arrecadação de fundos para ajudar no Serviço Nacional de Saúde (NHS) em 6 de abril, onde se propôs a arrecadar mil libras. Além disso, o centenário decidiu prestar uma homenagem aos profissionais de saúde que o curaram de um câncer e de uma fratura do quadril. Durante cem vezes, Tom se desafiou a caminhar os 25 metros de seu jardim com a ajuda apenas de seu andador.
A homenagem do capitão viralizou e ele foi ficando conhecido por todo o Reino Unido. Em 30 de abril, a campanha de arrecadação de Tom superou os 30 milhões de libras.
Para arrecadar ainda mais doações, Tom juntou-se ao artista britânico Michael Ball e os grupos de coral do NHS, para apresentar uma versão encantadora de "You'll never walk alone", canção tema de um musical pós-guerra que também se tornou especial para os fãs do futebol do país. A versão chegou a ficar em primeiro lugar no ranking dos singles britânicos mais ouvidos.