PARIS - Os viajantes que chegam à França provenientes de 16 países onde o novo coronavírus está circulando amplamente estão tendo que passar por testes de vírus na chegada aos portos e aeroportos franceses. Aqueles que tiverem um resultado positivo deverão ficar em quarentena por 14 dias.
O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou no mês passado que os testes seriam necessários a partir de 1º de agosto para os passageiros provenientes de países indicados, a menos que apresentem provas de um teste negativo feito dentro de 72 horas antes da partida.
A França não permite viagens gerais de e para os 16 países, que incluem Brasil e Estados Unidos. Portanto, o requisito de teste se aplica apenas a pessoas que entram no país em circunstâncias limitadas - "cidadãos franceses que vivem nesses países ou cidadãos desses países com residência estabelecida na França", disse Castex.
As autoridades de saúde disseram que o número de casos confirmados de covid-19 saltou no território francês nas últimas semanas. Até agora, o governo da França descartou a imposição de um novo plano nacional de lockdown após o primeiro ter deixado o país parado por cerca dois meses entre março e maio.