Advogado de Trump alega fraude nas eleições dos EUA, e afirma que vai aos tribunais para pedir recontagem de votos em quatro estados

Republicanos alegam que cédulas fraudadas foram computadas
AFP
Carolina Fonsêca
Publicado em 04/11/2020 às 19:17
Em Detroit, Michigan, pessoas se aglomeraram na porta da Central de Contagem de Votos e gritaram pedindo que a contagem de votos fosse interrompida. Foto: ELAINE CROMIE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP


Se depender dos Republicanos, as eleições presidenciais dos Estados Unidos vão ter novos capítulos e essa continuação será nos tribunais. Na tarde desta quarta-feira (4), ainda em meio à trabalhosa e turbulenta apuração dos votos, Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York e advogado do presidente candidato à reeleição Donald Trump, fez um pronunciamento alegando fraude na votação e na contagem de votos nos estados do Arizona, Nevada, Michigan e Wisconsin. Segundo ele, cédulas da modalidade de voto antecipado, que o eleitor envia pelo correio, fraudadas foram computadas a favor de Joe Biden, candidato democrata, nesses estados e que o procedimento legal de checagem dessas cédulas. 

>> Acompanhe a apuração das eleições dos EUA 2020

No mesmo pronunciamento, apoiadores de Trump afirmaram que possuem um vídeo sobre o assunto e vão divulgá-lo mais tarde. 

 

"Em Wisconsin, misteriosamente, às 16h, chegaram milhares de cédulas. A gente não tem ideia se são cédulas, se estão assinadas, certificadas corretamente, se foram enviadas pela mesma pessoa e elas foram contadas. É assim que eles pretendem ganhar", afirmou Giuliani, informando que o caso foi testemunhado por uma pessoa da equipe dos Republicanos. 

A equipe afirmou que irá aos tribunais e que acionará a justiça federal para investigar o caso e recontar os votos. 

Também segundo o advogado de Trump, casos semelhantes foram observados por republicanos nos estados do Arizona, de Nevada e de Michigan. "Isso nunca aconteceu antes no nosso país, essas cédulas chegam pelo correio e podem facilmente ser fraudadas", acrescentou. "Todos os partidos têm direito de checar se as cédulas foram enviadas corretamente antes de serem aprovadas e essas não tiveram aprovação de republicanos e democratas, a gente não pôde ver nenhuma delas", protestou. 

Durante a fala, Giuliani afirmou que Donald Trump é o vencedor das eleições presidenciais 2020. 

Até o momento, Biden lidera a disputa, após vencer nos estados de Wisconsin e Michigan, segundo a imprensa estadunidense. O estado de Nebraska divide seus cinco votos ao Colégio Eleitoral - dois delegados são atribuídos com base na pluralidade de votos do estado e os outros três o são com base no distrito congressional. Biden ficou com um voto, o do 2º distrito congressional.

O Maine tem um método similar ao de Nebraska. De seus quatro votos ao Colégio Eleitoral, três foram para Biden, enquanto o quarto ficou com Trump. Os resultados de seis estados, incluindo Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte ainda são desconhecidos.

Confira abaixo os estados já conquistados por Trump, e seu oponente democrata, Joe Biden, segundo as projeções dos principais jornais americanos:

Entre parênteses está a quantidade de grandes eleitores por estado. Para chegar à Casa Branca, são necessários 270.

TRUMP (214)

Alabama (9)

Arkansas (6)

Carolina do Sul (9)

Dakota do Norte (3)

Dakota do Sul (3)

Flórida (29)

Idaho (4)

Indiana (11)

Iowa (6)

Kansas (6)

Kentucky (8)

Louisiana (8)

Maine (1)

Montana (3)

Mississippi (6)

Missouri (10)

Nebraska (4)

Ohio (18)

Oklahoma (7)

Tennessee (11)

Texas (38)

Utah (6)

Virgínia Occidental (5)

Wyoming (3)

BIDEN (264)

Arizona (11)

Califórnia (55)

Colorado (9)

Connecticut (7)

Delaware (3)

Havaí (4)

Illinois (20)

Maine (3)

Maryland (10)

Massachusetts (11)

Michigan (16)

Minnesota (10)

Nebraska (1)

New Hampshire (4)

Nova Jersey (14)

Novo México (5)

Nova York (29)

Oregon (7)

Rhode Island (4)

Vermont (3)

Virgínia (13)

Washington, D.C. (3)

Estado de Washington (12)

Wisconsin (10)

TAGS
eua donald trump joe biden eleições mundo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory