Metade da população dos Estados Unidos está totalmente vacinada contra a covid-19, declarou nesta sexta-feira (6) um funcionário da Casa Branca, enquanto as vacinações crescem no país, em resposta a um surto da variante delta.
O responsável pelo monitoramento de dados sobre o coronavírus para a Casa Branca, Cyrus Shahpar, tuitou que "50% dos americanos (de todas as idades) estão totalmente vacinados. Continuemos assim".
Isso significa que mais de 165 milhões de pessoas receberam a vacina de duas doses da Moderna ou Pfizer ou a de dose única da Johnson & Johnson. A marca de metade dos adultos totalmente vacinados nos EUA foi alcançada no final de maio.
- Com recorde de 5 mil novos casos, Tóquio tem aumento de covid-19 nos Jogos
- Gabriel Medina se pronuncia sobre não ter se vacinado contra Covid: "Erro"
- Pernambuco apresenta tendência de queda na média móvel de casos da covid-19 por três semanas seguidas
- Comunidade Quilombola de Alagoinha com maioria vacinada contra covid-19 será monitorada pela UFPE
Shahpar disse que a média semanal de pessoas recém-vacinadas aumentou 11% em comparação com a semana passada e 44% nas últimas duas semanas.
Os Estados Unidos são a nação mais afetada pela pandemia, com 615.000 mortes.
Biden pressionou muito para que os americanos se vacinem desde que assumiu o cargo em janeiro. No entanto, depois de alcançar seu ponto máximo em abril, a taxa de pessoas que se vacinam todos os dias caiu drasticamente.
Este agressivo programa de vacinação despertou a esperança de voltar a uma certa aparência de vida normal este verão, mas não foi possível devido à variante delta.
Os novos casos diários, as mortes e as hospitalizações aumentaram consideravelmente nas últimas semanas e cidades como Nova York e Los Angeles estão impondo novas restrições, como a de exigir um comprovante de vacinação para entrar em lugares fechados como restaurantes e academias.
Na semana passada, houve uma média de 90.000 novos casos de coronavírus por dia. Flórida e Texas representaram um terço deles, segundo a Casa Branca.
Durante quatro semanas consecutivas, a média de pessoas que se vacinam todos os dias aumentou, informou na quinta-feira o coordenador de Covid da Casa Blanca, Jeff Zients.
la/dw/ft/lm/lda/aa