afeganistão

Talibãs reclamam de 'roubo de cérebros' afegãos pelos Estados Unidos

O porta-voz dos talibãs exigiu nesta terça-feira (24) que os Estados Unidos parem de retirar do país afegãos profissionalmente qualificados

Cadastrado por

AFP

Publicado em 25/08/2021 às 1:00
Os EUA estão levando os "especialistas afegãos", disse o porta-voz Zabihullah Mujahid - HOSHANG HASHIMI / AFP

O porta-voz dos talibãs exigiu nesta terça-feira (24) que os Estados Unidos parem de retirar do país afegãos profissionalmente qualificados e reiterou que a data-limite para as retiradas aéreas continua sendo 31 de agosto.

Os Estados Unidos estão levando os "especialistas afegãos", frisou o porta-voz, Zabihullah Mujahid.

"Pedimos que ponham fim a estas operações", acrescentou, em entrevista coletiva em Cabul.

O principal porta-voz dos talibãs apresentou uma série de exigências durante uma transmissão ao vivo na terça-feira, quando as tropas lideradas pelos Estados Unidos intensificaram as operações para retirar milhares de pessoas de Cabul.

Mujahid repetiu que os talibãs não permitirão que os Estados Unidos estendam o prazo além da próxima semana para uma retirada total.

"Eles têm aviões, têm o aeroporto, deveriam tirar seus cidadãos e empresas terceirizadas daqui", afirmou Mujahid.

O presidente Joe Biden disse que espera cumprir o prazo de 31 de agosto, mas enfrenta pressão dos aliados europeus para estendê-lo.

Cerca de 50 mil estrangeiros e afegãos foram retirados do país, pelo aeroporto de Cabul, desde que os talibãs assumiram o poder há nove dias, segundo o governo dos Estados Unidos.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS