REUNIÃO

Delegação da Ucrânia se dirige a Belarus para negociações com a Rússia

Segundo o negociador russo, Vladimir Medinski, durante as negociações será abordado um eventual cessar das hostilidades

Cadastrado por

AFP

Publicado em 02/03/2022 às 16:08 | Atualizado em 02/03/2022 às 16:09
Em 28 de fevereiro foi celebrada uma primeira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia - SERGEI KHOLODILIN / BELTA / AFP

Uma delegação ucraniana está indo para Belarus para uma segunda rodada de negociações com a Rússia, que invadiu a Ucrânia na semana passada, informou o governo em Kiev nesta quarta-feira (2).

Segundo o negociador russo, Vladimir Medinski, durante as negociações será abordado um eventual cessar das hostilidades.

"A delegação ucraniana se dirige ao local das negociações", informou a Presidência ucraniana.

"Esperamos que estejam aqui amanhã [quinta-feira] pela manhã", afirmou, por sua vez, Medinski, em declarações divulgadas pela TV pública russa.

As conversas ocorrerão em Bialowieza, uma grande região de floresta situada entre Belarus e Polônia. O local foi escolhido "conjuntamente" pelas duas partes, informou o negociador russo.

Segundo Medinski, trata-se de um local princípio para a delegação ucraniana porque esta deve chegar ali passando pela Polônia.

Em uma residência bielorrussa situada nesta floresta foi assinada, em dezembro de 1991, o acordo entre os presidentes russo, bielorrusso e ucraniano da época, que ratificou o desmantelamento da União Europeia.

Em 28 de fevereiro foi celebrada uma primeira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia, que terminou sem nenhum avanço real.

A Rússia continua pedindo a desmilitarização total da Ucrânia, que constitui - segundo Moscou - uma ameaça. Kiev se recusa a se render.

Nesta quarta, forças russas prosseguiram com a ofensiva em várias cidades ucranianas, como Kharkov (leste), com o envio de tropas transportadas por ar e bombardeios, no sétimo dia de sua intervenção militar.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS