O presidente francês, Emmanuel Macron (centro), venceu com folga o primeiro turno das eleições presidenciais francesas, neste domingo (10), com 27,6% a 29,7% dos votos, e enfrentará no segundo turno Marine Le Pen (extrema direita), que teve de 23,5% a 24,7% dos votos, segundo estimativas, aponta a boca de urna.
O candidato da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, ficou em terceiro lugar, com 19,8% a 20,8% dos votos, também de acordo com as estimativas.
Na disputa do primeiro turno das eleições presidenciais na França, o atual mandatário, o centrista Emmanuel Macron, e a e a candidata da extrema direita, Marine Le Pen, foram votados pelos franceses como favoritos desde o início da disputa.
Futuro
A eleição, que determinará o rumo da França até 2027, também será acompanhada de perto em nível internacional, enquanto as últimas pesquisas da sexta-feira apontavam para um segundo turno em 24 de abril entre Macron e Le Pen. A candidata da extrema direita tem chances de vencer.
Le Pen propõe, entre outros, abandonar o comando integrado da Otan, órgão da Aliança Atlântica que determina a estratégia militar. Sua eleição representaria, ainda, um novo revés para a União Europeia (UE), após a reeleição do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban.
Marine Le Pen, de 53 anos, e Emmanuel Macron, de 44, já disputaram as chaves do Palácio do Eliseu em 2017, que o centrista conseguiu com dois terços dos votos. Mas embora o cenário pareça se repetir cinco anos depois, o país não é o mesmo.