NASA

ARTEMIS NASA: lançamento de foguete à Lua é cancelado pela segunda vez; veja o que diz a Nasa

Programado para sair da Terra com destino a Lua neste última sábado (3), o lançamento do primeiro foguete da iniciativa Artemis foi suspenso

Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 03/09/2022 às 16:35 | Atualizado em 03/09/2022 às 16:40
Os foguetes construídos hoje em dia causam muitos danos ao meio ambiente - CHANDAN KHANNA / AFP

Com informação da AFP

A Nasa cancelou o lançamento do novo foguete lunar pela segunda vez. Programada para sair da Terra com destino a Lua neste última sábado (3), a operação foi suspensa, atrasando o início do programa Artemis.

A iniciativa visa levar os americanos à Lua - feito alcançado pela primeira vez em 1969 pela Nasa, com a Missão Apollo 11. Três astronautas foram mandados na primeira missão, sendo eles: Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong.

ARTEMIS NASA

O lançamento do novo foguete de Nasa havia sido programado inicialmente para as 14h17, horário local (15h17 no horário de Brasília), com uma janela de disparo de duas horas.

Em seu perfil do Twitter, a Nasa disse que o adiamento aconteceu após um vazamento do combustível.

"As equipes tentaram corrigir um problema relacionado a um vazamento no hardware que transferia combustível para o foguete, mas não tiveram sucesso", escreveu a organização.

O foguete SLS laranja e branco, que estava programado para decolar, está em desenvolvimento há mais de uma década, com o objetivo de se tornar o mais potente do mundo.

Na última segunda-feira (29) uma primeira tentativa também foi abortada de última hora por problemas técnicos, primeiro com um vazamento semelhante ao deste sábado, que foi consertado, e depois com o resfriamento dos motores.

Graças a esta nova espaçonave, a Nasa espera relançar a exploração humana distante. A Lua está mil vezes mais distante da Terra do que a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A viagem total deve durar cerca de seis semanas.

QUANDO O FOGUETE DA NASA VAI À LUA?

Uma nova tentativa poderá ocorrer na segunda ou na terça-feira, mas a agência espacial americana deve analisar previamente todos os parâmetros da operação. A data mais próxima seria 19 de setembro, devido à posição da Terra e da Lua.

Cinquenta anos depois da última missão Apollo, esta missão de teste sem tripulação a bordo é a primeira etapa do programa Artemis, que visa estabelecer uma presença humana duradoura na Lua, e depois permitir que ela seja usada como trampolim para Marte.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS