Da AFP
Após a morte da rainha Elizabeth II, Charles III assume o posto de rei britânico. A proclamação do reinado herdeiro ao trono acontece oficialmente neste sábado (10), durante uma reunião do Conselho de Sucessão prevista em Londres.
Segundo o Palácio de Buckingham, o conselho se reunirá às 10H (6H de Brasília) no Palácio St. James.
Após a cerimônia privada, a equipe real fará a leitura da proclamação em público, por volta das 11H (7H de Brasília), de uma das sacada da residência.
Após a leitura do documento, atos em prol ao reinado de Charles devem acontecer em todas as nações que integram o Reino Unido.
A cerimônia de coroação de Charles ainda não tem data definida. Segundo a casa real, o evento pode acontecer somente em alguns meses.
O rei Charles III fará nesta sexta-feira (9) seu primeiro discurso aos britânicos, muito abalados com a morte de Elizabeth II aos 96 anos, que encerrou um reinado histórico 70 anos.
Após meses de problemas de saúde, Elizabeth faleceu na quinta-feira (8) no castelo escocês de Balmoral. A família se reuniu no castelo durante o dia e, após o falecimento, o herdeiro, de 73 anos, se tornou o novo monarca com o nome de Charles III.
O primeiro discurso de Charles III, pré-gravado, será exibido nesta sexta-feira às 17H GMT (14H de Brasília), como parte de 10 dias de eventos cuidadosamente planejados durante décadas.
"Durante este período de luto e mudança, minha família e eu nos sentiremos confortados e apoiados por nosso conhecimento do respeito e do profundo afeto do qual a rainha gozava", afirmou Charles na quinta-feira, quando se tornou o soberano de mais idade a assumir o trono britânico.