A OceanGate, empresa proprietária do submarino desaparecido no domingo (18), confirmou o falecimento dos passageiros. A empresa emitiu uma declaração pouco antes de uma coletiva de imprensa da Guarda Costeira dos Estados Unidos:
"Esses indivíduos eram verdadeiros exploradores, com um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e preservação dos oceanos do mundo. Nossos pensamentos estão com os cinco indivíduos e suas famílias neste momento trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram a todos que os conheceram."
Durante a coletiva de imprensa, um porta-voz da Guarda Costeira dos EUA, responsável pelas operações de busca, anunciou que destroços do submarino foram encontrados a aproximadamente 500 metros da proa do Titanic, cujos destroços estão a 3.800 metros de profundidade.
A Guarda Costeira afirmou que a descoberta dos destroços do submarino indica o falecimento dos tripulantes que estavam a bordo. Segundo o porta-voz, a presença de uma "implosão catastrófica" foi identificada nos destroços, indicando a perda da cabine que protegia as pessoas da pressão do mar.
Os passageiros do submarino eram o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, que também era o piloto; o empresário paquistanês Shahzada Dawood; Suleman Dawood, filho de Shahzada; o bilionário e explorador britânico Hamish Harding; e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.
DESCOBERTA DOS DESTORÇOS NESTA QUINTA-FEIRA (22)
Durante a manhã, a Guarda Costeira dos EUA informou por meio do Twitter que destroços foram encontrados nas áreas de busca do submarino Titan, que desapareceu durante uma expedição aos destroços do Titanic, no leito do mar.
A descoberta foi feita por um veículo não tripulado próximo aos destroços do Titanic.
"A área com destroços foi encontrada dentro da área de busca por um veículo não tripulado próximo ao Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações", afirmou o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana, responsável pela coordenação das operações de busca.
Os destroços foram localizados por um veículo não tripulado transportado por um navio canadense chamado Horizon Artic.
Os destroços do Titanic estão localizados a uma profundidade de 3.800 metros no Oceano Atlântico, cerca de 600 quilômetros distante da costa do Canadá.
**com informações do G1.