Uma família brasileira com quatro pessoas que chegou de viagem no Aeroporto dos Guararapes, no Recife, está com suspeita de ter contraído o novo coronavírus, nesta sexta-feira (13). De acordo com uma pessoa que esteve na aeronave e passou as informações para a reportagem do Jornal do Commercio, a família teria vindo de Lisboa, capital de Portugal, em uma das escalas do voo que partiu de Barcelona, na Espanha. Ainda, segundo a fonte, não teria acontecido qualquer revista ou vistoria na família que entrara no avião. Nesse sábado (14), foram confirmados sete casos em Pernambuco, sendo um caso de transmissão local.
>> Pernambuco é o nono estado brasileiro com caso confirmado de coronavírus
>> O que significa uma pandemia e o que muda com a declaração da OMS sobre coronavírus
>> Dólar sobe 3,9% na semana e fecha em novo recorde histórico por coronavírus
>> O que escolas podem fazer para prevenir o contágio do coronavírus?
>> Saiba quais são os seus direitos e deveres trabalhistas em tempos de coronavírus
>> Veja eventos e atrações culturais afetados pelo coronavírus em Pernambuco
Ainda não se sabe se houve alguma denúncia ou se a família informou que estava sentindo algum dos sintomas da Covid-19. A pessoa informou ainda que, quando a aeronave chegou no Recife, equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entraram rapidamente no avião para averiguar a situação da família.
Eles [agentes da Anvisa] mediram as temperaturas, isolaram uma parte do avião onde a família estava próxima e pediram para eles descerem [da aeronave]
Em relação aos demais passageiros da aeronave, a Anvisa pediu que todos esperassem o processo de vistoria e aguardassem as próximas medidas. Um documento foi entregue para as pessoas que ocuparam a aeronave. O órgão solicitou o preenchimento de uma ficha que contém os principais dados para contato para que haja um monitoramento preventivo contra o novo coronavírus.
Por fim, a testemunha contou ao JC que, assim que a família de brasileiros foi retirada do avião, outros agentes de saúde chegaram ao local para retirar quem estava próximo deles. Só depois disso que os demais passageiros foram liberados. Mesmo assim, os agentes continuaram no local para realizar vistorias na aeronave.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
>>Teste para novo coronavírus será coberto por planos de saúde, diz Ministério
>> Saiba quais são seus direitos no caso de cancelamento de viagens devido ao Coronavírus
>> Hospital Oswaldo Cruz terá 120 novas vagas para tratar do coronavírus
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo
OMS declara pandemia de novo coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nessa quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".
"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.
"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.
Comentários