FÉ E DEVOÇÃO

Por causa do coronavírus, Universal de Pernambuco realiza seu primeiro culto pela web

A sede pernambucana foi uma das últimas a adotarem o modelo de culto

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 25/03/2020 às 23:19 | Atualizado em 26/03/2020 às 0:01
THALIS ARAÚJO/JC
O culto começou às 18h30 - FOTO: THALIS ARAÚJO/JC

A quarta-feira (25) foi um dia histórico para a Igreja Universal do Reino de Deus, em Pernambuco. Isso porque a sede da denominação no Estado realizou o seu primeiro culto pela internet, por conta da pandemia do novo coronavírus. A decisão da igreja vem depois de uma semana difícil por causa de um embate travado por Silas Malafaia e Ana Paula Valadão, que confrontavam opiniões distintas acerca de manter ou não os cultos das suas igrejas neste período de enfrentamento à pandemia da covid-19 no mundo. A sede pernambucana da instituição religiosa foi uma das últimas a adotarem o modelo de culto pela web. Até o último domingo, a IURD realizava, presencialmente, os seus cultos a cada 30 minutos.

>> Pernambuco registra primeira morte pelo novo coronavírus

>> No Recife, voluntários produzem protetores faciais para profissionais de saúde que trabalham no combate ao coronavírus

>> Prefeitura dará 10% de desconto no IPTU 2020 por causa do coronavírus

>> Coronavírus: uso da cloroquina é autorizado só para pacientes graves

>> "Vamos manter as medidas", dizem governadores do Nordeste em resposta a Bolsonaro sobre novo coronavírus

Devido as ordens do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, que vetam reuniões com mais de 10 pessoas para evitar aglomeração, a direção da igreja recorreu à web e aos canais de televisão para fazer seus cultos. A Universal realizou, inclusive, a sua primeira Santa Ceia, reunião que é considerada a mais importante da igreja pelos evangélicos. O bispo responsável pelo trabalho evangelístico da IURD em Pernambuco, Odivan Pagnocelli, de 52 anos, pediu aos fiéis para que, mesmo de casa, preparassem um pedaço de pão e um pouco de suco de uva, elementos necessários para a realização do memorial.

O culto começou às 18h30, quando o bispo orientou os fiéis a obedecerem às regras impostas pelo Governo, ficarem em casa e manterem a higienização das mãos para combater a covid-19. Apenas a esposa do líder estadual era a única pessoa que estava na platéia da igreja, que cabe 4.800 pessoas. Na palestra, Odivan falou sobre o coronavírus, trazendo o tema "Os acontecimentos de uma pandemia", associando o assunto à 'volta de Jesus'.

Nós estamos mostrando para você os sinais do fim, os sinais da volta de Jesus. É tempo de você tomar uma decisão. O Senhor Jesus, ele ama você. Não importa quem você é, não importa o que você fez ou o que você faz
Bispo Odivan Pagnocelli

REPRODUÇÃO
A Catedral da Fé, em Santo Amaro, Centro do Recife, comporta 4.800 pessoas sentadas - REPRODUÇÃO

O culto teve duração de uma hora e meia. Odivan finalizou a cerimônia orando pelas pessoas que se encontram na prostituição, no crime, na religiosidade e pelas que têm uma vida, segundo ele, destruída. O culto na Catedral da Fé teve uma hora e meia de duração.

A reportagem do Jornal do Commercio procurou a liderança da IURD em Pernambuco, mas não obteve contato, mas, assim que a instituição religiosa se pronunciar sobre o assunto, atualizaremos o texto.

Confira o culto da Universal em Pernambuco

Disputa nas redes sociais entre líderes religiosos

Na semana passada, a cantora da banda Diante do Trono, Ana Paula Valadão, foi às redes sociais pedir que os fiéis não fossem às igrejas para evitar a exposição ao novo coronavírus. No vídeo, a cantora disse que "Deus não nos deu uma mente desequilibrada". A mensagem da pastora da Igreja Batista da Lagoinha rendeu muitos comentários na internet, chegando até o pastor presidente da Assembleia de Deus - Vitória em Cristo, Silas Malafaia, que confrontou a cantora, dizendo que ela não "tinha moral" para falar do assunto. Pouco tempo depois, Malafaia voltou às rede sociais, dizendo que estava "100% certo" e que, se ele não lutasse para a permanência das igrejas abertas, os prefeitos e governadores, no futuro, fechariam as instituições religiosas com facilidade.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Citação

Nós estamos mostrando para você os sinais do fim, os sinais da volta de Jesus. É tempo de você tomar uma decisão. O Senhor Jesus, ele ama você. Não importa quem você é, não importa o que vo

Bispo Odivan Pagnocelli
REPRODUÇÃO
A Catedral da Fé, em Santo Amaro, Centro do Recife, comporta 4.800 pessoas sentadas - FOTO:REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
O bispo Odivan Pagnocelli, no começo do "Santo Culto em Seu Lar" - FOTO:REPRODUÇÃO

Comentários

Últimas notícias