Durante a coletiva que confirmou os dois primeiros casos de coronavírus em Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (12), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, também informou que uma mulher de 41 anos que teria tido contato com os dois primeiros infectados com o covid-19 do Estado, está sendo acompanhada. Se confirmada a contaminação desta terceira pessoa, este seria o primeiro caso de circulação interna do vírus no Estado. "Dentre aqueles 39 casos que anunciamos ontem havia um caso suspeito que era por contato com esses dois casos confirmados. O caso suspeito passa a ser considerado provável e este paciente já teve sua coleta e aguardamos o resultado dos exames. Essa pessoa está em isolamento domiciliar com todas as medidas que vem sendo adotadas", declarou o secretário.
Os pacientes infectados e já confirmados com a doença tratam-se de um casal: uma mulher de 66 anos e um homem de 71. Ambos voltaram da Itália no último dia 5. De acordo com o governo, os pacientes são importados, ou seja, não contraíram o vírus no Brasil.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
>>Teste para novo coronavírus será coberto por planos de saúde, diz Ministério
>> Saiba quais são seus direitos no caso de cancelamento de viagens devido ao Coronavírus
>> Hospital Oswaldo Cruz terá 120 novas vagas para tratar do coronavírus
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95 Confira o mapa de casos