Com o novo coronavírus, o perigo é eminente e a prevenção necessária, em todo lugar e a todo momento. Pensando em frear a propagação da covid-19, o Metrô do Recife reforçou a limpeza diária dos trens das linhas Centro e Sul, responsáveis por cobrir a região metropolitana, a partir desta quarta-feira (18) e sem tempo determinado para acabar.
As ações acontecem nas estações terminais Recife e Cajueiro Seco durante todo o dia, das 6h às 22h. Além disso, são feitas limpezas profundas nas partes internas e externas dos trens, entre as 6h e 17h, de segunda à sexta, e no sábado de 08h às 12h. Nas limpezas corretivas, feitas diariamente de 22h às 05h, são limpos os pisos, corrimão, bancos, vidros e cabines.
O reforço aconteceu nas limpezas corretivas. Agora, assim que os passageiros desocupam os vagões, 87 profissionais de limpeza trajando luvas, botas e máscaras se prontificam a desinfectar o transporte com o uso de detergente e álcool a 70%, importante aliado no combate ao vírus.
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a limpeza aumentou 20% em comparação ao esquema regular, o que representa um reforço de mais 40 profissionais para a atividade de higienização. "A gente deu um incremento usando mais produto que ataca a covid-19, e também nessa limpeza entre viagens, que cuidava mais da questão de tirar lixo", explicou o gerente de comunicação da CBTU, Salvino Gomes. "Agora ela está focada totalmente em utilizar álcool a 70% e limpar todos os corrimãos dentro dos trens para dar a tranquilidade ao passageiro do Metrô do Recife".
Para o infectologista Filipe Prohaska, a ação é eficiente contra a propagação de vírus. “É uma medida muito boa que já foi feita na China, e anteriormente em São Paulo, contra o sarampo, e teve bons resultados. Essa limpeza que tem sido feita nos trens em época de pandemia tem um impacto muito positivo, porque as mãos são o principal veículo de contaminação”. No entanto, o alerta permanece. “Isso é para minimizar. Tem que fazer isso [higienização dos trens] somada à todas as políticas de isolamento que estão sendo feitas”.
Para algumas pessoas, entretanto, o isolamento não é possível. É o caso da autônoma Waleska Andrielle, que precisa se locomover por meio do transporte público para realizar suas vendas e está usando uma máscara cirúrgica para tentar conter a covid-19. "A gente que trabalha e tem que estar sempre usando o metrô tem que se prevenir dessa pandemia", disse.
No Brasil, os casos confirmados do novo coronavírus já alcançam 291 pessoas, segundo balanço feito pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (17), além de 1 caso de óbito. Já no mapa da Microsoft, são contabilizados 349 casos. Em Pernambuco, quarto Estado com mais casos confirmados, o balanço feito pela Secretaria de Saúde, na última terça-feira, foi de 19 casos no Estado.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.