O Governo de Pernambuco disponibilizou um número de WhatsApp para que a população receba o boletim que atualiza o número de casos suspeitos, descartados e confirmados de coronavírus no Estado. A ferramenta foi disponibilizada para combater as informações falsas que são compartilhadas a todo momento a respeito do número de casos em Pernambuco.
Para receber o boletim, é necessário salvar na agenda o número (81) 99488-3776, mandar uma mensagem dizendo "quero assinar o boletim" e aguardar o envio. O número de casos em Pernambuco é atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) diariamente.
Pernambuco registrou, nessa terça-feira (17), o primeiro caso de transmissão comunitária, que ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem identificar a origem da contaminação. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), há 19 casos confirmados da doença em Pernambuco.
No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou nessa terça-feira que há registro de 291 pessoas infectadas pelo novo vírus. A primeira morte de um paciente infectado pela doença foi divulgada nessa terça. A vítima é um homem de 62 anos que tinha histórico de diabetes e hipertensão. Ele começou a apresentar sintomas no dia 10 de março, foi internado na UTI no dia 14 e morreu na segunda-feira (16). A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a situação como pandemia no dia 11 de março de 2020.
O Estado de São Paulo confirmou a primeira morte de um paciente infectado pelo novo coronavírus. A vítima é um homem de 62 anos que tinha histórico de diabetes e hipertensão. Ele começou a apresentar sintomas no dia 10 de março, foi internado na UTI no 14 e morreu nessa segunda-feira (16). São Paulo é o estado com o maior número de casos da doença, com 164 pacientes, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (17). No Brasil, há 291 pessoas infectadas pelo novo vírus. Em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), até esta segunda foram registrados 19 casos confirmados.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.