Na última quarta-feira (18), o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) resolveu adiantar dois novo serviços via WhatsApp. Localizado no Bairro da Boa Vista, o Posto de Atendimento, que costuma ter um grande fluxo de pessoas, ainda está em funcionamento, entretanto, a novidade visa evitar filas e aglomerações no local, como decretou o Governo do Estado. Os novos serviços oferecidos são a atualização cadastral do Vem Estudante e o bloqueio do cartão VEM, que funcionam de forma digital pelo celular.
O primeiro serviço, que é a atualização do cadastro do VEM Estudante, poderá ser feito pelo próprio celular. O estudante da rede privada precisa apenas cadastrar o número 3320.2001 na sua lista de contatos e mandar uma mensagem. Depois, selecionar a opção ‘Atualização Cadastral do Estudante’ que vai aparecer na tela e, quando solicitado, confirmar seus dados e enviar foto do comprovante da matrícula e da carteira de estudante.
Já a segunda novidade, que é o bloqueio do cartão VEM, tem um procedimento muito parecido com o do cadastro. Basta mandar uma mensagem para o Whatsapp do VEM, escolher a opção ‘Bloqueio de Cartão’ e confirmar seus dados. A Urbana-PE ressalta que é importante verificar se as imagens estão legíveis. Caso as informações estejam corretas, a atualização do cadastro será efetivada em até 24 horas úteis.
A Urbana-PE explica que a intenção dos novos serviços é " facilitar a vida do usuário e evitar deslocamento até o Posto VEM". A empresa também informou que está em avaliação sobre a mudança de horário de atendimento, em meio as medidas restritivas de circulação tomadas pelo governo estadual e municipal. Por enquanto, o posto de atendimento funciona das 8h até às 17h30, oferecendo todos os serviços, com exceção do atendimento ao idoso, por ser o grupo de maior risco.
Em nota divulgada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, foi informado que a partir da última terça-feira (17), o agendamento e atendimento para emissão do VEM Idoso estaria suspenso até o fim do mês de março. A medida foi tomada para evitar a aglomeração de pessoas idosas, grupo de risco da covid-19. Todas as pessoas que realizaram agendamento para este mês serão contatadas e terão atendimento remarcado.
Subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, na última quarta-feira (18). Até o momento, quatro mortes estão confirmadas, todas no estado de São Paulo. Estão em investigação 11.278 casos suspeitos e outros 1.841 já foram descartados. Em pernambuco, o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19) em aumentou de 19 para 22, na quarta-feira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os três novos casos, do Recife, são de transmissão local e/ou comunitária. Atualmente, são monitorados 485 casos suspeitos da doença.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.