A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PE), publicou através de sua conta no Instagram, na manhã desta quinta-feira (19), um story esclarecendo ser falsa a notícia que circula nas redes sociais onde a instituição determina o fechamento imediato de todos os estabelecimentos comerciais de Pernambuco, exceto mercados, restaurantes e farmácias.
» Pernambucana esclarece fake news: "estou em quarentena e minha casa não tem água mineral"
» É falsa a publicação atribuída ao JC sobre casos de coronavírus em Paulista
Segundo a informação falsa, o descumprimento da ordem acarretaria em uma multa de R$ 1.850 ao dia para o estabelecimento que insistisse em funcionar. “O descumprimento deste mandato acarretará ao estabelecimento em aberto uma multa diária de R$ 1.850,00 ao dia. Fiscais das prefeituras municipais das cidades do estado de PERNAMBUCO hão de estar nas ruas e em todos os bairros de vossas cidades para averiguação do não funcionamento dos estabelecimentos”, dizia a publicação fake.
Em nota, a Fecomércio-PE informou ser crime compartilhar fake news e salientou que todas as dúvidas sobre o novo coronavírus podem ser tiradas através das redes sociais do Instituto.