O Veneza Water Park, parque aquático localizado no município de Paulista, no Grande Recife, informou nesta quinta-feira (19) que decidiu antecipar o término da temporada de verão que iria até o próximo domingo (22). A decisão visa proteger a população bem como os colaboradores do estabelecimento, parceiros e turistas da pandemia do novo coronavírus.
"Sabemos que esta é a melhor forma de contenção do vírus que vem assolando o mundo, apesar de não haver evidências de que o mesmo se propaga em águas tratadas a base do cloro presente em nossas piscinas", diz parte do comunicado emitido pelo estabelecimento.
Segundo o texto, a medida foi tomada após uma cuidadosa avaliação dos boletins emitidos pelos órgãos oficiais de saúde. Por causa do encerramento antecipado, os clientes que possuem ingressos com validade para os dias 21 e 22 de março de 2020 poderão fazer a sua utilização no primeiro mês da nova temporada de verão do parque.
Subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, na última quarta-feira (18). Até o momento, quatro mortes estão confirmadas, todas no estado de São Paulo. Estão em investigação 11.278 casos suspeitos e outros 1.841 já foram descartados. Em pernambuco, o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19) em aumentou de 19 para 22, na quarta-feira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os três novos casos, do Recife, são de transmissão local e/ou comunitária. Atualmente, são monitorados 485 casos suspeitos da doença.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.