Na capital pernambucana e em cidades do Grande Recife, a população prestou uma homenagem aos médicos e profissionais da saúde que têm trabalhado na linha de frente no combate ao novo coronavírus (covid-19). Muitas pessoas foram até as janelas e sacadas de suas casas e bateram palmas, agradecendo pelo empenho dos profissionais.
>> Coronavírus: sobe para 28 o número de casos confirmados em Pernambuco
>> Ministério da saúde confirma 621 casos de coronavírus no Brasil
Os aplausos foram registrados em diversas localidades, como Casa Amarela, Madalena, Encruzilhada, Setúbal, Aflitos, Boa Viagem e Espinheiro, no Recife; Casa Caiada, em Olinda e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Entre os aplausos, gritos de "obrigado" e "viva o SUS" foram ouvidos.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na última quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".
"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.
"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.