A criança que morreu com sintomas semelhantes ao do novo coronavírus no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, no Recife, testou negativo para a covid-19, conforme informado pela Secretaria Estadual de Saúde nesse sábado (21), mesmo dia em que o óbito foi comunicado.
A paciente morreu por uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), doença que pode ser provocada por bactérias e vírus, como Influenzas A e B e covid-19. Para confirmar se ela havia contraído coronavírus, amostras do caso foram coletadas e enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) para investigação.
O resultado negativo para novo coronavírus foi divulgado na noite desse sábado (21). A real causa da morte ainda é investigada pelo Lacen-PE.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.