O Governo de Pernambuco estabeleceu, neste domingo (22), medidas restritivas voltadas para os servidores estaduais. Com isso, os atendimentos presenciais prestados por órgãos estaduais devem ser substituídos por atendimento remoto. Além disso, o Governo também orientou a adoção do sistema de rodízio no caso dos serviços presenciais necessários às ações de enfrentamento à covid-19. O decreto passa a valer a partir desta segunda-feira (23).
Pessoas que prestam serviço terceirizados que atuam na administração também se enquadram no decreto. As novas determinações não se aplicam aos serviços públicos essenciais e presenciais, como as áreas de saúde, segurança pública, prevenção e assistência social, transporte público, infraestrutura e recursos hídricos, abastecimento de água, segurança alimentar, sistema prisional e socioeducativo e defesa do consumidor.
O decreto também estabelece que os serviços públicos sejam acessados pelo Portal do Cidadão, bem como nos endereços eletrônicos dos órgãos pela respectiva prestação do serviço desejado.
Nas últimas 24h o estado de Pernambuco registrou quatro novos casos confirmados da covid-19, sendo três no Recife e um no município de Olinda, na Região Metropolitana da capital pernambucana. Com isso, o número total de confirmações chega a 37. Além disso, três pessoas se encontram como casos prováveis do novo coronavírus e 31 casos estão em investigação. Outros 375 já foram examinados e descartados pelos médicos.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95. Confira o mapa de casos: