O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao gerente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que se abstenha de suspender os serviços essenciais de água dos consumidores com faturas em atraso, no município de Cabrobó, no Sertão pernambucano. A medida funcionará até que haja a suspensão dos decretos do Governo de Pernambuco, que adota medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública.
>> Mais de 400.000 casos oficialmente declarados de coronavírus no mundo
O MPPE também recomendou ao Procon municipal a realização do levantamento de atos fiscalizatórios, no sentido de inibir a prática. Conforme o documento emitido pelo promotor de Justiça de Cabrobó, Luiz Marcelo da Fonseca Filho, o art.10, I, Lei Federal nº 7783/89 considera o serviço como essencial e a ação de suspendê-lo enseja grave violação à Dignidade da Pessoa Humana.
Os gerentes da Compesa, bem como o Procon municipal devem informar à Promotoria de Justiça de Cabrobó, no prazo de 48 horas, se acatam ou não a recomendação expedida pelo MPPE. O documento foi publicado, na íntegra, no Diário Oficial Eletrônico do MPPE, desta terça-feira (24).
O Tribunal de Justiça de Pernambuco acatou nessa segunda-feira (23) um pedido feito pela Defensoria Pública do Estado que proíbe a Companhia Energética de Pernambuco de suspender o fornecimento de energia elétrica dos consumidores residenciais ao longo do período de emergência de saúde relativo à pandemia de coronavírus.
No último balanço, nesta segunda-feira (23), divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil regrista 1.891 casos confirmados e 34 mortes. Em Pernambuco, são 42 casos confirmados e nenhum óbito, até o momento. No Nordeste, o Ceará tem o maior número de casos na região, com 163.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.