Atualizada às 18h19
Com o uso da tecnologia de geolocalização indoor, a Prefeitura do Recife já conseguiu mapear os bairros da cidade que estão seguindo com mais rigor as recomendações de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus. De acordo com o monitoramento, que faz parte das novas ações do Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19, realizado de 22 a 23 de de março, 10 bairros estão cumprindo o chamado “Índice de Isolamento”. O bairro de Paissandu, na Zona Oeste do Recife, lidera o ranking, com 67,42% do índice registrado só no domingo (22). Em seguida, com índices de mais de 60% de isolamento aparecem os bairros do Derby, Poço da Panela, Totó, Porto da Madeira, Cabanga, Guabiraba, Campo Grande, Várzea e Beberibe.
Para acompanhar os casos e conter a propagação do vírus, a solução tecnológica será a partir da geolocalização de smartphones, que vai acompanhar de forma coletiva o isolamento social e gerar um índice de isolamento por bairro. O índice vai responder quais bairros estão respeitando a quarentena e quais ainda mantém um fluxo intenso de passantes. O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), explicou que 700 mil celulares smartphones serão rastreados em tempo real. “O grande objetivo é que a gente possa diminuir a velocidade que esse vírus vem se disseminando. É importante que só os serviços essenciais funcionem”, declarou o gestor.
Em um segundo momento, a ferramenta - desenvolvida em parceria com a empresa recifense In Loco -, vai mapear também o trajeto das pessoas que estão infectadas, sob investigação ou com sintomas, com o intuito de impedir que a população transite pelos mesmo locais. Geraldo Julio informou que os dados pessoais não serão acessados, por ser uma ação direcionada para o coletivo.
>>Pernambuco tem cinco pessoas curadas do novo coronavírus
A iniciativa vai permitir que a Prefeitura possa planejar e direcionar suas ações e concentrar os esforço de forma onde necessário, desde medidas educativas, através de notificação pela internet, uso de carro de som e fiscalização, quando for necessário. “Com esses dados vamos poder orientar melhor os carros de som, por exemplo. A Prefeitura tem hoje, em uma parceria com os vereadores, 20 carros de som que estão rodando a cidade, levando informação à população. Sabendo os bairros que estão descumprindo as medidas, nós vamos poder direcionar esses carros para essas regiões", afirmou o prefeito.
"Esperamos que com esse aplicativo a gente possa monitorar ainda mais a cidade e garantir que as pessoas fiquem em casa, o que é fundamental neste momento. Quanto mais rápido esse vírus se espalhar pelo Brasil, mais difícil vai ser para o sistema de saúde atender a essa enorme demanda que pode ser gerada”, avaliou Geraldo Julio.
O uso de carro de som nas comunidades como parte da estratégia de conscientização da população. O recurso de comunicação que já está sendo utilizado, vai poder ser direcionado a partir dos dados de onde está a maior concentração de pessoas. Ao todo, quatro carros de som já estão circulando por dia, sete dias da semana, pelas ruas do município divulgando sobre a importância de ficar em casa e evitar aglomerações, atitude indispensável para combater a disseminação da doença. Bairros como Ibura, Jordão, Afogados, Córrego do Jenipapo, Vasco da Gama, Casa Amarela, Beberibe, Agua Fria e UR-11 já receberam a ação.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou, nessa segunda-feira (23), que subiu para 42 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Até o momento, não há nenhum óbito relacionado à covid-19 no Estado. Dos 42 infectados, 31 estão em isolamento domiciliar, oito estão internados (sete em hospital privado e um em hospital público) e cinco apresentaram cura clínica. No Brasil, são mais de 1.891 casos confirmados, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde dessa segunda.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: