Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe de São Paulo para o Recife, nesta quarta-feira (1°), cerca de nove toneladas de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas e toucas, além de álcool em gel e testes rápidos para detecção do novo coronavírus (covid-19). O material, enviado pelo Ministério da Saúde, será distribuído para unidades de saúde de Pernambuco e mais cinco estados do nordeste.
>> Governadores do Nordeste se renuem com Comitê Científico e criticam vídeo publicado por Bolsonaro
>> Casos confirmados do coronavírus no Brasil chegam a quase sete mil
A aeronave C-130 Hércules aterrissou em solo pernambucano, no 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), no Jordão, Zona Sul do Recife, por volta das 17h. Ao todo, o Estado recebeu 13.200 toucas hospitalares, 33.600 aventais, 602.500 máscaras, 4 mil sapatilhas, 606 mil luvas, 2.440 óculos de proteção e 6.828 unidades de álcool etílico, totalizando pouco mais de 2,3 toneladas. A carga foi levada para um depósito estadual de medicamentos localizado na Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR).
Além de Pernambuco, serão beneficiados Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. O transporte para os outros estados deve acontecer entre a noite desta quarta-feira (1º) e a manhã desta quinta (2), em caminhões.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.