Para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19), o governo de Pernambuco vai suspender, a partir deste domingo (5), por um período inicial de 15 dias, a entrada de pessoas em Fernando de Noronha. O arquipélago tem dois casos confirmados da doença.
>> Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus
>> Pernambuco registra nove mortes e 106 casos de coronavírus
>> Parte dos brasileiros espera viajar dentro e fora do País ainda este ano, apesar do coronavírus
A ação, que atinge turistas e moradores, sejam eles permanentes ou temporários, foi solicitada nesta semana pelo Conselho Distrital da ilha. Segundo o texto, “tal solicitação prende-se ao fato de que existem moradores chegando a Noronha numa semana e retornando na outra, sem obedecer ao intervalo da quarentena. Solicitamos ainda que a entrada fique restrita às pessoas para serviços essenciais devidamente autorizadas pelas autoridades competentes”.
De acordo com o governo estadual, o decreto formalizando a medida com as restrições deverá ser publicado neste final de semana final de semana. O administrador Geral de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, informou que o prazo da suspensão poderá ser prorrogado, dependendo de avaliações posteriores.
Apenas servidores públicos federais e estaduais e outras categorias cujo trabalho seja considerado essencial e com autorização expressa terão acesso a ilha nesse período. A saída de moradores e trabalhadores continua autorizada, sendo efetuada por meio dos voos semanais mantidos pela empresa área para manter o abastecimento e o deslocamento de pessoal.
Aeroporto fechado
As operações de pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto do Distrito Estadual de Fernando de Noronha estão suspensas desde 21 de março por conta das restrições impostas para evitar a propagação da doença. Excetuam-se à regra os voos para socorro médico e outras situações excepcionais definidas pela autoridade sanitária competente.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.