Coronavírus: Filial das lojas Americanas de Jaboatão Centro é interditada por desrespeitar medidas restritivas

A multa pelo descumprimento das medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus pode chegar até R$ 1 milhão
Larissa Lira
Publicado em 04/04/2020 às 12:46
AMERICANAS Rede varejista informou dívida bilionária Foto: CORTESIA


A filial das Lojas Americanas na Av. Barão de Lucena, no centro de Jaboatão dos Guararapes, foi interditada neste sábado (4) pelo Procon-Jaboatão e pela Polícia Militar. Mesmo com a medida do Governo do Estado de proibir todo comércio que não fosse essencial para conter o avanço do coronavírus, a loja funcionava normalmente. 

>> Coronavírus: Maioria cumpre decreto estadual e fica longe de parques e praias do Grande Recife; em Boa Viagem houve aglomeração

>> Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus 

>>Coronavírus: Mais 4 mortes e 40 novos casos confirmados em Pernambuco

O gerente do estabelecimento foi detido por infringir a determinação do poder público. Ele se encontra na Delegacia de Policia da 20° Circunscrição, em Jaboatão. A loja poderá pagar uma multa de até R$ 1 milhão. 

"Estivemos no local no dia 26 de março e pedimos o fechamento voluntário do estabelecimento, já que ele não se enquadra na categoria de comércios essenciais. No entanto, a loja continuou funcionando irregularmente e causando aglomeração de pessoas", explica o gerente de fiscalização do Procon do município, Erick Gondim. 

O gerente também sera atuado pelo artigo 330 do código penal de desobedecer a ordem legal de funcionário público. 

Sem praias e parques 

Para tentar conter o avanço do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco decretou, nessa sexta-feira (3), que praias e parques do Estado fossem fechados. A medida é válida por três dias, a partir deste sábado (4). Ou seja, os locais ficarão fechados sábado (4), domingo (5) e segunda (6). Com relação às praias, a caminhada ou corrida no calçadão está permitida, com os devidos cuidados de distanciamento e prevenção.

>> Coronavírus: Maioria cumpre decreto estadual e fica longe de parques e praias do Grande Recife; em Boa Viagem houve aglomeração

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

TAGS
coronavírus covid-19 comércio
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory