A filial das Lojas Americanas na Av. Barão de Lucena, no centro de Jaboatão dos Guararapes, foi interditada neste sábado (4) pelo Procon-Jaboatão e pela Polícia Militar. Mesmo com a medida do Governo do Estado de proibir todo comércio que não fosse essencial para conter o avanço do coronavírus, a loja funcionava normalmente.
>>Coronavírus: Mais 4 mortes e 40 novos casos confirmados em Pernambuco
O gerente do estabelecimento foi detido por infringir a determinação do poder público. Ele se encontra na Delegacia de Policia da 20° Circunscrição, em Jaboatão. A loja poderá pagar uma multa de até R$ 1 milhão.
"Estivemos no local no dia 26 de março e pedimos o fechamento voluntário do estabelecimento, já que ele não se enquadra na categoria de comércios essenciais. No entanto, a loja continuou funcionando irregularmente e causando aglomeração de pessoas", explica o gerente de fiscalização do Procon do município, Erick Gondim.
O gerente também sera atuado pelo artigo 330 do código penal de desobedecer a ordem legal de funcionário público.
Para tentar conter o avanço do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco decretou, nessa sexta-feira (3), que praias e parques do Estado fossem fechados. A medida é válida por três dias, a partir deste sábado (4). Ou seja, os locais ficarão fechados sábado (4), domingo (5) e segunda (6). Com relação às praias, a caminhada ou corrida no calçadão está permitida, com os devidos cuidados de distanciamento e prevenção.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.