Por causa do coronavírus, pastor Cleiton Collins solicita que não haja fogueiras no período junino

A fumaça pode agravar problemas respiratórios gerados pela covid-19
JC
Publicado em 09/04/2020 às 15:55
As festividades juninas serão comemoradas de uma forma diferente neste ano Foto: Foto: Reprodução/ TV Jornal


Devido ao novo coronavírus, o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) sugeriu ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que haja uma suspensão nas fogueiras no período junino. O parlamentar fez o pedido nesta quinta-feira (9). O acender de fogueiras é tradição no mês de junho por causa das festividades dos santos Antônio (12.06), São João (24.12) e São Pedro (29.06).

>> Por conta do coronavírus, Paulo Câmara pede para pernambucanos não viajarem no feriadão da Semana Santa

>> Pernambuco tem 10 novas mortes e mais 154 novos casos de coronavírus. Total de infectados chega a 555

>> Farmácias americanas farão teste do novo coronavírus

>> Pernambuco tem recorde diário de mortes por coronavírus, e letalidade chega a 11,5%

Já é sabido que o novo coronavírus afeta diretamente os órgãos respiratórios do paciente, causando falta de ar. A fumaça das fogueiras pode agravar o quadro clínico dos pacientes, além de causar superlotação nos hospitais, aliado ao número de queimaduras recorrente da prática. 

Segundo o parlamentar, seu intuito foi antecipar o debate para evitar que lenhadores e outras pessoas que trabalham e recebem uma renda extra com a venda de toras de madeiras para fazer fogueiras se prejudiquem.

"A sugestão é que não haja fogueira, que seja proibido as fogueiras juninas, nesse período por causa da fumaça. Pernambuco tem a tradição de queimar muitas fogueiras e isso vai afetar várias pessoas que estarão em recuperação, da questão pulmonar, que é onde é atingida pelo coronavírus", explicou.

Outro pedido do parlamentar foi que as pessoas que dependem dessa renda tenham alguma ajuda do Governo, pois retiram seu sustento na venda de lenhas durante o período junino.

Festas adiadas

Diante da pandemia, algumas cidades decidiram adiar as festividades juninas. Em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho anunciou que o São João da cidade será adiado por tempo indeterminado. Já Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, ainda não decidiu bater o martelo para adiar os festejos da cidade. Dependendo de como a doença evolua, a nova data será definida. 

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

TAGS
coronavírus covid-19 são joão
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory