A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou, nesta quarta-feira (15), que deu início a um novo regime de distribuição de água em Fernando de Noronha com a redução em 24 horas no rodízio de abastecimento na ilha, ou seja, agora os moradores contarão com um dia com água e cinco sem, ao invés do regime de um dia com água para seis sem. A medida é uma forma de combate ao coronavírus.
Segundo a Compesa, o novo regime é resultado de ajustes operacionais no sistema de abastecimento do arquipélago, que foram realizados desde o fechamento da ilha para visitação turística. Ele seguirá vigente pelo menos até a reabertura da ilha para visitantes, no entanto outras ações para manter o rodízio desta forma estão sendo estudadas.
Entre as intervenções previstas estão obras de perfuração de dois poços artesianos com capacidade de produção de três litros por segundo. O investimento é de R$ 50 mil, de acordo com a Companhia. Os novos equipamentos irão se unir aos poços da aeronáutica cedidos por meio de convênio para o abastecimento do arquipélago. Além disso, também está em processo licitatório a obra de ampliação da captação e reservação de água do mar e do sistema de dessalinização, que inclui melhorias na rede de distribuição de água de Fernando de Noronha.
Para evitar a propagação do novo coronavírus, o governo de Pernambuco suspendeu no dia 5 de abril, por um período inicial de 15 dias, a entrada de pessoas em Fernando de Noronha. Com isso, apenas servidores públicos federais e estaduais e outras categorias cujo trabalho seja considerado essencial e com autorização expressa terão acesso a ilha nesse período. A saída de moradores e trabalhadores continua autorizada, sendo efetuada por meio dos voos semanais mantidos pela empresa área para manter o abastecimento e o deslocamento de pessoal.
As operações de pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto do Distrito Estadual de Fernando de Noronha estão suspensas desde 21 de março por conta das restrições impostas para evitar a propagação da doença. Excetuam-se à regra os voos para socorro médico e outras situações excepcionais definidas pela autoridade sanitária competente.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.