Começou a funcionar nesta quinta-feira (16) o Hospital de Referência Covid-19, no antigo Alfa, localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A unidade de saúde, a princípio, conta com 40 leitos, sendo 20 de Terapia Intensiva (UTI) e 20 enfermaria. No entanto, o hospital irá fornecer o total de 230 leitos, sendo 100 de UTI e 130 de enfermaria, que tem previsão para serem inaugurados nas próximas semanas.
A unidade, que estava fechada desde 2018, foi requerida pelo Governo de Pernambuco com o objetivo de ampliar a assistência oferecida aos doentes exclusivamente infectados pelo novo coronavírus em Pernambuco. O investimento na obra foi na ordem de R$ 20 milhões, segundo o governo. O JC tentou contato mas ainda não conseguiu retorno sobre a origem dos recursos.
Foi feita uma reforma na estrutura do local, que estava sem energia elétrica e água encanada, além de elevadores e geradores sem funcionar. Também foi instalado um novo sistema de climatização, além de ter sido feito compras de gases medicinais, aparelho de raio-X e tomógrafo computadorizado.
Quando estiver em pleno funcionamento, o hospital irá contar com mais de 900 profissionais, sendo 155 médicos, 170 enfermeiros, 82 fisioterapeutas, 360 técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde, além de apoio e administrativo.
No dia 10 de abril a Maternidade Brites de Albuquerque, localiza na PE-15, em Olinda, no Grande Recife, voltou a funcionar para atender exclusivamente casos da covid-19. No dia, foram ativados 10 leitos, sendo todos de UTI. Nesta quinta, outros 10 leitos de terapia serão colocados em operação na unidade.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a nova estrutura hospitalar foi colocada em funcionamento em tempo recorde e que, em pouco mais de 30 dias, Pernambuco irá atingir a marca de mais de 500 leitos, sendo 254 de UTI.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.