Um servidor não identificado da sede da Secretaria de Saúde de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, foi diagnosticado com o novo coronavírus. Por isso, foi determinado, nessa quinta-feira (16), o isolamento domiciliar de todos os profissionais lotados no prédio pelo período de 14 dias. Atualmente, o município apresenta sete casos da covid-19. Deste total, três pessoas morreram. As informações são da Rádio Jornal.
Em entrevista ao JC, por meio de ligação telefônica, a secretária Karla Torres explicou que, pelo isolamento dos funcionários, os serviços ofertados na sede da secretaria, como atendimento ao público, serão restringidos até o dia 30 de abril. "Nós convocamos pessoas que não estavam trabalhando na sede e vamos restringir a quantidade de pessoas no atendimento. Ontem (quinta-feira), já fizemos a limpeza do prédio."
Ela garantiu, no entanto, que outros serviços de saúde têm funcionamento mantido. “Os demais serviços de saúde, como PSF (Programa Saúde da Família), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), continuarão normalmente”.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.