Acetato transparente, elástico e impressora 3D. Serão esses os materiais utilizados pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a partir da próxima segunda-feira (20), para a confecção de milhares de máscaras de proteção que serão doadas, inicialmente, para o Hospital da Restauração, na área central do Recife. O equipamento de proteção individual (EPI) é um dos principais aliados para evitar a contaminação do novo coronavírus. As face shields formam uma espécie de barreira que cobrem todo o rosto e pescoço dos profissionais de saúde e serão produzidas no Laboratório de Genética do Departamento de Biologia da UFRPE.
Segundo o professor Reginaldo de Carvalho, diretor do Departamento de Biologia da instituição e responsável pelo projeto, há insumos disponíveis para produzir, inicialmente, duas mil máscaras e que, semanalmente, serão produzidas cerca de 250. "A produção será diária, mas como as impressoras não são muito rápidas, elas imprimem uma peça em torno de 40 minutos. A gente calcula que vai fazer 40 peças por dia, no máximo 50", explicou. Os EPI's serão produzidos a partir de protótipos disponibilizados por empresas via internet.
O diretor do departamento ainda disse que, além do Hospital da Restauração, outras unidades de saúde também poderão ser beneficiadas com a doação, e que as máscaras de proteção serão produzidas mesmo após o fim da pandemia. "A ideia é fazer continuamente. Nós centramos nossos esforços na Restauração, mas assim que outras unidades precisarem a gente também vai fornecer", comentou.
O balanço mais recente da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta sexta-feira (17), apontou que há 2.006 casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Foram 323 novos nas últimas 24 horas e 26 novos óbitos, totalizando 186 mortes pela doença. O número de pessoas curadas no Estado chegou a 88.
Já no Brasil, já são 33.682 infectados e 2.141 óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, o Sudeste é a região com mais casos confirmados da covid-19, sendo 19.067 pessoas diagnosticadas. Em seguida aparece o Nordeste (7.469), Norte (3.158), Sul (2.602) e Centro-Oeste (1.386). No dia 15 de abril, a pasta informou que mais de 14 mil pessoas estão recuperadas do novo vírus.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.