Diariamente, um batalhão formado por mais de 100 profissionais da Prefeitura do Recife vem se empenhando na desinfecção de cerca de 500 locais de grande fluxo de pessoas como forma de ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus. Para marcar os 10 mil procedimentos de sanitização já realizados na capital pernambucana, a Secretaria de Saúde do Recife vai aplicar a técnica reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no combate à covid-19, no Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, na manhã deste sábado (18).
>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus
O processo de sanitização consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cuja ação tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas. O Recife foi a primeira capital do Nordeste a utilizar a sanitização em lugares públicos.
Além do restaurante acima citado, também serão sanitizados neste sábado os demais equipamentos que fazem parte da rede de assistência social do município, como o outro restaurante popular e o abrigo noturno para população em situação de rua, os Centros de Referência e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Cras e Creas), os Centros Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e as casas de acolhimento institucional gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife.
Com os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), 100 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e outros profissionais das equipes da Vigilância Ambiental do Recife são responsáveis por desinfectar cerca de 200 equipamentos de saúde, mais de 200 paradas de ônibus e estações de BRT, terminais integrados de passageiros, a sede da Prefeitura, mercados públicos, equipamentos da assistência social, entre outros lugares estratégicos.
A Secretaria de Saúde do Recife começou a utilizar a técnica de sanitização no último dia 28 de março. O calendário das atividades é dividido em três turnos, de segunda a sexta-feira, e nos fins de semana, em regime de plantão. Por dia, cerca de 10 mil litros da solução desinfetante com ação viricida de alto nível são utilizados.
Como o vírus pode permanecer por algumas horas em superfícies como metal, vidro ou plástico, o processo de desinfecção química pode inativar qualquer agente viral presente nos ambientes que ofereçam riscos à proliferação da covid-19. A estratégia implementada pela Secretaria de Saúde do Recife faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19 e é um complemento à higienização dos locais, não substituindo a limpeza regular que já é feita rotineiramente em cada um dos espaços visitados.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.