Em meio à tanta notícia complicada de se dar em tempos de coronavírus, um fato positivo traz alegria e esperança à população em relação ao controle da pandemia desenfreada da covid-19. É que subiu de 88 para 94 o número de pessoas curadas da doença, de acordo com o boletim emitido pela Secretaria de Saúde do Estado, neste sábado (18). Contudo, a quantidade de recuperados representa 4,2% dos casos confirmados do novo coronavírus.
>> Mundo soma mais de 150 mil mortes por novo coronavírus
>> Pernambuco tem mais 19 mortes e 187 casos de coronavírus; São 205 óbitos e 2.193 infectados
>> Menos da metade de adultos brasileiros adota todas as medidas de prevenção ao coronavírus
>> Estados Unidos investiga se coronavírus saiu de laboratório em Wuhan, na China
Em Pernambuco, mais 187 casos foram confirmados nas últimas 24h. Agora, o Estado possui 2.193 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os novos pacientes do vírus, (7 homens e 12 mulheres), são pessoas que residem no Recife (9), Jaboatão dos Guararapes (1), Paulista (1), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Paudalho (2), Machados (1), Timbaúba (1), Palmares (1) e Bonito (1). Além dos novos casos, 19 mortes foram confirmadas nas últimas 24h, totalizando 205 vítimas fatais da covid-19 no Estado. As faixas etárias dos novos óbitos são as seguintes: 40 a 49 (1); 50 a 59 (5); 60 a 69 (4); 70 a 79 (2) e com 80 anos ou mais (7).
Para ajudar no combate à pandemia do coronavírus, o Governo do Estado prorrogou o fechamento do comércio e das demais atividades não classificadas como essenciais. A nova medida é válida até 30 de abril, seguindo as orientações de isolamento social da Secretaria Estadual de Saúde, em consonância com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Continuam abertos, entre outros, serviços relacionados à alimentação, como supermercados, padarias mercadinhos; casas de ração animal; farmácias e depósitos de água mineral e gás; além de hospitais e serviços de abastecimento de água, gás, energia e internet.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.