A segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início na última quinta-feira (16), segue nesta segunda-feira (20). No Recife, o público-alvo pode se imunizar em mais de 150 postos de saúde espalhados pela capital pernambucana. Já o serviço de drive-thru, disponível em dois pontos para a vacinação de idosos, foi suspenso temporariamente nesta segunda. Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, a vacinação ocorre nas unidades de saúde e no Hospital da Aeronáutica.
Nesta fase, podem se vacinar pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis, profissionais de segurança e de salvamento, caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo, profissionais do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Idosos e profissionais de saúde, que pertenciam ao grupo da primeira etapa, podem continuar se vacinando.
Esta etapa segue até o dia 8 de maio de 2020. Entre os dias 9 e 23 de maio acontece a terceira fase da campanha nacional, quando serão vacinadas as pessoas com deficiência, professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, puérperas e adultos de 55 a 59 anos.
Com cinco mil doses restantes, recifenses que pertencem ao público-alvo podem se vacinar em 150 unidades de saúde, das 8h às 17h. Na capital, mais de 27 mil pessoas já se imunizaram nesta segunda fase da campanha. O drive-thru, oferecido aos idosos que não conseguiram se imunizar na primeira fase da campanha, está suspenso nesta segunda-feira (20). O serviço estava acontecendo no RioMar Recife, no bairro do Pina e na Avenida Beberibe, no Arruda, em uma parceria entre a prefeitura, o Detran-PE e o Grupo JCPM.
Na primeira etapa da campanha, que aconteceu de 23 de março a 15 de abril, segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), 215 mil pessoas foram vacinadas. Dessas, 174 mil eram idosos, que corresponde a 95% do público-alvo, e mais de 40 mil profissionais de saúde, 64% do total. Para a segunda etapa, o Ministério da Saúde não estipula meta. Os locais de vacinação podem ser consultados no site da Prefeitura do Recife.
No Paulista, também no Grande Recife, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe só se inicia na próxima quarta-feira (22). De acordo com a prefeitura, a estratégia montada será a mesma da primeira etapa, de forma itinerante, em abrigos, residências de acamados, condomínios e locais públicos, como praças e terminais de ônibus. Para as pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis, a vacinação acontece nas policlínicas, necessitando a apresentação de receita e do laudo médico, do dia 22 ao dia 28 de abril. O horário é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Veja como fica o calendário no município:
Quarta-feira (22.04) – Policia Civil – GPCA 13ª Delegacia de Plantão – Rua Francisco Santiago da Costa – Centro do Paulista. Horário: 08h às 12 e 14h às 16h;
Quarta-feira (22.04) – Guarda Municipal – Centro Administrativo – Avenida Brasil, S/N, Maranguape I. Horário: 08h às 12 e 14h às 16h;
Quinta-feira (23.04) e Sexta-feira (24.04) – Policia Militar e Força Nacional – Rua da Mangueira, 05, Centro do Paulista. Horário: 08h às 12 e 14h às 16h;
Segunda-feira (27.04) – Kombeiros – Praça João Pessoa, Centro do Paulista. Horário: 08h às 12 e 14h às 16h;
Terça-feira (28.04) – Motoristas do transporte público – Terminal Integrado Pelópidas Silveira, Centro do Paulista. Horário: 08h às 12 e 14h às 16h;
Na cidade, a segunda fase da campanha teve início na última quinta-feira (16) e segue nesta segunda. Segundo a assessoria de imprensa do município, a vacinação acontece nas unidades de saúde e no Hospital da Aeronáutica, no bairro de Piedade. Na última quinta, o Ministério da Saúde destinou a Jaboatão dos Guararapes mais de 12.700 doses da vacina. Como o quantitativo não foi completamente aplicado, a imunização continua normalmente nesta segunda.
Em Olinda, a campanha também foi retomada na quinta-feira (16). A vacinação acontece em 50 postos de saúde da Atenção Básica e nas policlínicas da cidade, das 8h às 17h. Segundo a prefeitura, ainda restam doses da vacina, para pessoas do público-alvo que quiserem fazer a imunização nesta segunda-feira (20).
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma, entre outros, de qualquer idade;
- Profissionais de segurança e profissionais de salvamento;
- Caminhoneiros;
- Portuários;
- Motoristas de transporte coletivo;
- Profissionais de sistema prisional e pessoas privadas de liberdade;
- Idosos e profissionais de saúde que não se vacinaram durante a primeira etapa.
- Documento de identificação;
- Carteira de vacinação (caso tenha);
- Cartão do SUS (caso tenha);
- Documento que comprove a necessidade de imunização, como comprovantes laborais, crachás ou carteira de trabalho;
- As pessoas que têm doenças crônicas, como asmáticos, hipertensos, diabéticos, obesos, transplantados, devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da vacina.