A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF), o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) estão realizando uma campanha institucional afim de arrecadar recursos que serão destinados aos trabalhos de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus promovidos pela instituição de ensino. Na segunda-feira (13) a iniciativa foi definida através de um Termo de Cooperação Técnico assinado pelas instituições.
A campanha permite que qualquer iniciativa privada de Pernambuco apoie pesquisas e projetos em desenvolvimento da UFPE que estejam focadas no enfrentamento à covid-19. O plano de ações da universidade propõe o desenvolvimento de testes para disgnóstico do coronavírus, além da fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e respiradores. A realização de pesquisas científicas voltadas ao mapeamento genético do vírus, etapa de extrema importância para a criação de medicamentos, vacinas e protocolos médicos de combate à doença, também faz parte do pacote.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade/UFPE) firmaram o compromisso de utilizar os recursos arrecadados exclusivamente em iniciativas voltadas ao enfrentamento do vírus. Sem visar lucros, a verba arrecadada pela instituição não poderá ser destinada à remuneração de funcionários.
Os que quiserem participar da campanha podem realizar suas doações através da seguinte conta bancária:
Banco do Brasil;
Agência 3234-4;
Conta 232.788-0;
Título: Fade/ MPF-Covid19;
CNPJ: 11.735.586/0001-59.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.