Cerca de 50% da população caruaruense ainda desrespeita as ordens de isolamentos contra o coronavírus orientadas pela prefeitura e governo do Estado.
Sem tomar os cuidados necessários, ciclistas, pessoas fazendo caminhada, idosos e crianças em praças públicas ainda estão desobedecendo as regras de distanciamento e higienização.
>> Veja as últimas notícias sobre o coronavírus
>> Pernambuco luta contra o colapso com atraso no recebimento de 100 respiradores já adquiridos
A secretária de ordem pública do município, Carla Vieira demonstrou preocupação sobre a situação.
"A média ideal do percentual de isolamento fica entra 60% e 70%. Caruaru já conseguiu atingir essa média em alguns dias específicos, mas a média diária ainda está em 50 % e 60%. Isso ainda não é o esperado para que a gente possa atravessar essa pandemia com mais tranquilidade", explicou.
>> Brasil tem mais de 43 mil casos confirmados do novo coronavírus
Carla também destacou quais medidas estão sendo tomadas para evitar aglomerações em casas lotéricas e agencias bancárias. Das 14 casas lotéricas existentes no município, apenas 8 delas estão funcionando.
>> Coronavírus: Pernambuco ultrapassa a marca de mil profissionais de saúde infectados
"A prefeitura normatizou um horário de funcionamento, dando prioridade ao idoso. Também orientamos sobre as regras de distanciamento e higienização das mãos. Colocamos a guarda municipal com um megafone, mas mesmo assim a população ainda não consegue manter um distanciamento".
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.