O Comando Conjunto Nordeste, formado militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, realiza desinfecção sanitária nos terminais do metrô do Recife, em ação entre as 9h e 12h desta quarta (22), que segue até esta sexta-feira (24), na Estação Central Capiba, no bairro São José, Centro do Recife. Cerca de 80 militares capacitados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear estão envolvidos na atividade, que visa mitigar a possível contaminação pelo novo coronavírus.
A operação, intitulada de “Covid-19”, ativada pelo Ministério da Defesa, “visa mitigar os possíveis efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade antecipar”, de acordo com nota. O comunicado conta, ainda, que o Comando vem desencadeando ações integradas visando reforçar medidas de segurança e prevenção contra o novo coronavírus, em favor da população nordestina.
Segundo a organização, o Comando Conjunto Nordeste colabora com outras agências e instituições presentes nos estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Piauí e Sergipe e, além da ação no metrô, realizam campanhas de profilaxia, doação de sangue e transporte de alimentos; apoio à vacinação de idosos, distribuição de cestas básicas e apoio ao desembarque de materiais de saúde, para a utilização em hospitais de diversas capitais do nordeste.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.