Governo de Pernambuco vai distribuir 35 novos respiradores para unidades de saúde

Aparelhos chegaram ao Recife nesta quarta-feira (29), depois de uma ação judicial movida contra a Intermed, em São Paulo
Thalis Araújo
Publicado em 29/04/2020 às 19:41
Leitos de UTI e enfermaria de hospital de campanha em Pernambuco Foto: JAILTON JR./JC IMAGEM


O Governo de Pernambuco recebeu, nesta quarta-feira (29), o terceiro lote com oito respiradores, completando os 35 aparelhos obtidos depois de uma ordem judicial de busca e apreensão junto à empresa Intermed, em São Paulo. Os aparelhos que vão auxiliar pessoas infectadas pelo novo coronavírus serão distribuídos para cinco unidades hospitalares da rede de saúde do Estado.

Dos 35 respiradores, 18 deles serão destinados para o Recife (hospitais Agamenon Magalhães, em Casa Amarela; e de Referência Covid-19, em Boa Viagem), 10 para o Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho; cinco para Garanhuns e dois para o Hospital de Referência Covid-19, em Olinda.

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

Ação da PGE

Segundo explicou o Governo do Estado, os respiradores foram apreendidos na cidade de Cotia, em São Paulo, no final da semana passada, com a ordem do juiz Teodomiro Noronha Cardoso, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Recife, que atendeu a uma ação impetrada pela Procuradoria Geral do Estado. Os 35 aparelhos tinham sido adquiridos pelo Governo de Pernambuco à Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda. Eles deveriam ter sido entregues desde o dia 20 de março, porém, a empresa afirmou que estava impedida de enviar os equipamentos, porque eles teriam sido requisitados pelo Governo Federal.

Contudo, mesmo depois de o próprio Ministério da Saúde comunicar em ofício que não havia feito qualquer pleito nesse sentido, a empresa se recusou a enviar os respiradores, levando a PGE a recorrer à Justiça para garantir a entrega. O primeiro lote, com 13 respiradores, foi enviado ao Recife no último domingo (26). Na terça (28), chegaram outros 13 aparelhos, e nesta quarta (29) foram recebidos os oito restantes.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

TAGS
pernambuco saúde coronavírus covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory