Um aplicativo criado por meio de uma parceria do Porto Digital com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alerta a população para o risco de contaminação do novo coronavírus no Estado. Chamado de Dycovid - Dynamic Contact Tracing, o aplicativo, que está disponível para Android e em breve para IOS, realiza o mapeamento por meio da proximidade entre os celulares das pessoas.
"A partir do momento que o usuário é sinalizado como portador do novo coronavírus, nós espalhamos para o grupo de pessoas que tiveram contato com ele um alerta sobre o seu risco de contaminação, com dicas de prevenção e, futuramente, necessidade de realização de testes", explicou Matheus Rodrigues, um dos desenvolvedores da ferramenta. Além de acompanhar o seu nível de risco, o usuário tem acesso à um Guia customizável com informações sobre o coronavírus, que é possível compartilhar com amigos e familiares.
Ainda segundo Rodrigues, "são utilizados modelos matemático-computacionais para estimar de forma qualitativa o risco de contatos e de locais como supermercados, farmácias, postos de saúde e hospitais. Através de um mapa de risco o usuário poderá ter um panorama geral do risco encontrado em diversas regiões do País".
Pernambuco registrou recorde, nesta quinta-feira (30), de confirmação de casos do novo coronavírus em 24 horas, com 682 testes positivos para a doença. Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o total de infectados chegou a 6.876.
O número de óbitos também subiu. Agora, o Estado totaliza 565 mortes. Além disso, foram confirmados mais 121 pacientes recuperados da doença, totalizando 1.074 curas.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.