Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (1º), 458 novos casos de coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE). Agora, o número total de pessoas infectadas pela covid-19 é 7.334. Além disso, também foram confirmadas 38 novas mortes, o que eleva o total de óbitos para 603.
Dos 458 novos casos, 314 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que é quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves da doença e 144 se enquadram como casos leves. Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 121 municípios.
Também foram confirmados mais 21 pacientes recuperados da doença, totalizando 1.095 curas. De acordo com a SES-PE, detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
Dos casos graves, 1.748 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 1.239 estão internados, sendo 212 em UTI e 1.027 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, há 1.095 pacientes recuperados da doença.
Também foram confirmados laboratorialmente 38 óbitos (sendo 17 mulheres e 21 homens), de pessoas com tinham idades entre 24 e 103 anos, residentes nos municípios do Recife (9), Olinda (7), Jaboatão dos Guararapes (5), Paulista (1), Aliança (1), Amaraji (1), Araçoiaba (1), Bonito (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Camaragibe (1), Caruaru (1), Catende (1), Condado (1), Gravatá (1), Ibimirim (1), Igarassu (1), Jataúba (1), Sairé (1), Vitória de Santo Antão (1) e 1 paciente de outro.
As testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 1.938 casos foram confirmados e 1.263 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.
Em virtude da pandemia do novo coronavírus, nessa quinta-feira (30), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), prorrogou o decreto de isolamento social em Pernambuco, com o fechamento do comércio e das atividades classificadas como não essenciais e a proibição de acesso à praia e parques públicos. Segundo o decreto, o comércio e serviços, parques e praias continuam fechados até o dia 15 de maio. Já a suspensão das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público ou privado, permanece em vigor até o dia 31 de maio de 2020.
Além disso, o governo modificou o decreto n° 48.809, de 14 de março de 2020, e passou a permitir o funcionamento das lojas de material de informática, por meio de entrega em domicílio ou como ponto de coleta. Os serviços de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática também estão liberados.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.